2 bifes de filé-mignon (300 gramas)
de (sopa) de manteiga
sal e pimenta-do-reino
Molho
de (sopa) de vinho branco seco
de (sopa) de vinagre
de (chá) de estragão seco
de (sopa) de manteiga cortada em
pedacinhos
de (chá) de salsa picada
1 gema
1 cebola grande picada
sal e pimenta-do-reino
Numa frigideira grossa, aquecer a manteiga em fogo alto. Fritar os bifes por cerca de 2
minutos cada lado. Abaixar o fogo, temperar com sal e pimenta, e continuar fritando até o
ponto desejado. Colocar os bifes numa travessa e manter aquecidos no forno em banho-maria.
Numa panela, colocar o vinagre, o vinho, a cebola, metade do estragão e uma pitada de
pimenta. Aquecer em forno brando até o líquido ficar reduzido a 1/3 do volume. Tirar do
fogo e passar por uma peneira, apertar bem com as costas de uma colher. Colocar o
líquido coado na panela e levar ao fogo brando em banho-maria. Juntar a gema e cozinhar,
batendo bem com uma colher de pau, até engrossar ligeiramente. Acrescentar a manteiga aos
poucos, batendo sempre até obter um molho homogêneo e cremoso. Tirar do fogo, juntar o
estragão restante, a salsa, sal e pimenta, e bater novamente. Distribuir o molho sobre os
bifes e servir imediatamente acompanhados de batatas.