Bacalhau das boas festas

350 gramas de bacalhau demolhado e limpo
(sopa) de manteiga
(sopa) de azeite
(chá) de leite morno
4 fatias de pão de forma preto sem casca
1 dente de alho amassado
3 cenouras sem casca
2 cebolas picadas

Molho

(chá) de queijo parmesão
ralado grosso
(chá) de leite morno
(sopa) de cebola picada
(sopa) de farinha de trigo
(sopa) de margarina
sal e pimenta-do-reino a gosto
5 gemas
Desfiar o bacalhau e reservar. Em uma panela, colocar o azeite e a manteiga e juntar a
cebola, a cenoura em rodelas e o alho. Cozinhar e deixar a cebola dourar um pouco.
Acrescentar o bacalhau e cozinhar por 5 minutos, mexendo algumas vezes. Retirar do fogo e
reservar. Em uma vasilha, colocar o pão e regar com o leite, deixando de molho por 15
minutos. Amassar o pão e acrescentar o bacalhau. Reservar.

Molho

Aquecer duas
(sopa) de margarina em uma panela e juntar a cebola. Refogar até
dourar. Adicionar a farinha e cozinhar até dourar. Acrescentar o leite e misturar até
engrossar. Tirar do fogo. Temperar com sal e pimenta. juntar as gemas e misturar bem.
juntar 2/3 dessa mistura ao bacalhau. Colocar em um refratário médio. Despejar o molho
restante por cima. Cobrir com o queijo e a margarina restante. Levar ao forno preaquecido
por 10 minutos ou até o queijo se derreter. Servir quente.