Caldeirada de Mandi/Surubim

Boteco
1 quilo de mandi / surubim
3 pimentas de bode amassadas
3 pimentas cumari amassadas
1 vidro de leite de côco (opcional)
Sal e pimenta do reino a gosto
½ quilo de tomate bem maduro
4 dentes de alho amassados
1 copo de vinho branco seco
½ quilo de batatas
½ quilo de repolho
3 cebolas grandes
de azeite
100 ml de vinagre
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
Limpar o peixe e cortá-lo em 3, 4 ou mais pedaços (dependendo do tamanho) e colocar um pouco de sal, e deixar a parte. Em uma panela, colocar as 6
de azeite, por o alho amassado para corar, acrescentar a cebola, os tomates (sem pele e sementes), o vinagre, o vinho branco, pimenta do reino, as pimentas amassadas e deixar ferver até cozinhar bem até quase desmanchar. Ir acrescentado água aos poucos para não ficar muito aguado e deixa-se cozinhar as batatas descascadas e o repolho. Quando a batata estiver quase cozida, colocamos água fria na panela e acrescentamos o peixe o pimentão verde e vermelho (tampamos a panela) e quando levantar fervura desligamos (senão o peixe desmancha) e servimos a seguir. Para quem goste no final na hora que levantar fervura pode acrescentar um vidro de leite de côco. Acompanha arroz branco. Não se achando os peixes acima, pode usar filé de dourada ou de aruanã.