Salada de grão-de-bico com bacalhau

de (chá) de azeitonas verdes sem
caroço picadas
de (sopa) de azeite de oliva
extravirgem
de (sopa) de vinagre balsâmico
de (sopa) de alecrim fresco
de (sopa) de alcaparras
2 pimentões amarelos picados em tiras pequenas
sal e pimenta-do-reino a gosto
200 gramas de grão-de-bico
10 tomates secos picados
300 gramas de bacalhau
agrião
Cortar o bacalhau, lavar em água corrente e colocar em uma tigela. Despejar 1,5 litro de
água até cobrir o bacalhau e envolver a tigela com filme plástico. Deixar de molho
dentro da geladeira por 24 horas, ou até dessalgar, trocando a água várias vezes. No
dia seguinte, escorrer a água e colocar o bacalhau em uma panela. Cobrir com 2 litros de
água, levar ao fogo e cozinhar por 15 minutos, ou até o bacalhau ficar macio. Retirar do
fogo, escorrer, eliminar a pele e as espinhas e desfiar o bacalhau. Transferir para uma
tigela e misturar o azeite, as alcaparras, o alecrim e o vinagre. Cobrir a tigela com
filme plástico e deixar o bacalhau tomar gosto por 2 horas. Enquanto isso, lavar o
grão-de-bico e colocar em uma panela de pressão. Cobrir com 1 litro de água, tampar a
panela e levar ao fogo por 30 minutos, ou até o grão-de-bico ficar macio. Retirar do
fogo, tirar a pressão da panela, abrir e escorrer a água. Reservar o grão-de-bico.
Colocar na tigela com o bacalhau o grão-de-bico, as tiras de pimentão, o tomate seco, as
azeitonas, o sal e a pimenta-do-reino. Misturar até ficar homogêneo. Colocar tudo numa
travessa e servir com agrião.